top of page

Teatro físico de referência chapliniana: O palhaço e a resistência no encontro da arte com a vida em Carlitos

A oficina propõem uma investigação da palhaçaria no universo chapliniano, nasce da vivência do artista de rua Apolo –Chaplin cearense. Aos participantes será  propiciado uma aproximação a pantomima, ao teatro físico, processo de criação de personagens; um mergulho criativo na obra chapliniana. Tem como culminância a realização/produção colaborativa de uma intervenção urbana  com o conteúdo do percurso formativo da oficina.

OFICINA:

PANTOMIMA - TEATRO FÍSICO DE REFERÊNCIA CHAPLINIANA. 

III. OBJETIVO GERAL - Propiciar um contato, aos participantes da oficina, ao universo criativo de Charles Chaplin, reflexões que circundam o personagem Carlitos. Iniciar o domínio de técnicas de mímica e pantomima, culminando com uma vivência coletiva de jogos e dinâmicas criativas de teatro físico, mediando o processo de ensino/aprendizagem e oferecendo estrutura criativa para o desenvolvam de habilidades cognitivas. 

IV. EMENTA: Estudo teórico e prático sobre pantomima chapliniana, processos criativos tendo o cinema mudo e o personagem Carlitos como referência; estudo de personagem, montagens de jogos e processos criativos em teatro físico.    

V. METODOLOGIA: Realçando postura dialógica com os participantes da oficina, os procedimentos didáticos afirmam alunos e instrutor(es) como sujeitos críticos do processo de aprendizagem, articulando teoria e prática fazendo ganhar uma dimensão valorativa o ato de aprender fazendo; Estabelecendo uma mediação entre a pesquisa e execução de jogos e exercícios cênicos. Na ação de propiciar vivência criativa e saberes, somamos no compartilhamento coletivamente.

OFICINA:

PANTOMIMA - TEATRO FÍSICO DE REFERÊNCIA CHAPLINIANA. 

Sinopse: aborda a pantomima tendo como referência o universo do cinema mudo e a obra chapliniana, faz um mergulho na pesquisa do corpo cênico performático e composição da cena mímica, propõe um experimento cênico ao se debruçar sobre as referências da pantomima chapliniana. 

bottom of page